Muitos já devem ter ouvido falar nas palavras Tax Free durante suas viagens. Mas muito melhor que ouvir é saber o seu significado. Tax Free, traduzido, significaria livre de taxas. Aí você se pergunta: Mas que taxas?
- Quando for realizar compras, procure lojas que tenham o adesivo do Tax Free ou pergunte a um vendedor se eles trabalham com Tax Free. Normalmente as grandes lojas e lojas de shopping trabalham.
- Verifique quais itens de sua compra estão cobertos pelo Tax Free. Não esqueça que o item tem que sair da UE.
- Indique ao caixa na hora do pagamento que você deseja o Tax Free. Ele irá passar a mercadoria e, ao final, irá preencher um formulário com os seus dados e os dados da compra. É imprescindível que você esteja com o seu passaporte pois ele vai precisar.
- Verifique se não há horários especiais para emissão do Tax Free. Dependendo da loja, não é o caixa que emite o formulário, mas um setor especial. Esse setor as vezes tem horários limitados e filas grandes. Veja se vale a pena!
- Guarde os formulários junto com os recibos de compras.
- Mantenha os itens do Tax Free juntos em uma mesma mala, pois a alfândega do país pode solicitar para ver os itens um por um na sua saída da UE.
- Chegue com, no mínimo, cinco horas de antecedência do seu voo no aeroporto e leve os formulários e a sua mala com os itens do Tax Free na alfândega. Após passar pela alfândega e ter seus itens verificados (ou não), a alfândega irá carimbar seus documentos e informar como proceder para receber o imposto de volta. Normalmente são indicadas casas de câmbio do próprio aeroporto ou lojas de comércio.
- No local onde você receberá o imposto de volta, saiba que são cobradas taxas e o valor devolvido nunca é igual ao solicitado, tendo um desconto de aproximadamente 10% do valor solicitado. Você será perguntado, em alguns casos, se deseja receber em dinheiro ou em crédito no cartão de crédito.
- Proto! Com os euros em mãos, corra para fazer o check-in, caso ainda não tenha feito, e bom retorno ao seu país.