Brazão da cidade de Olivenza - Espanha
Essa pergunta remete a 1297, data em que Portugal e Espanha assinaram o
Tratado de Alcanizes que estabelecia a paz entre os dois reinos. Neste tratado a Espanha reconhecia Olivença (em espanhol Olivenza) como território português.
Delimitação das fronteiras
Só que alguns séculos depois, mais precisamente em 1801 durante as invasões de Napoleão pela Europa, a Espanha havia se aliado a França e as duas invadido Portugal no episódio que antecede a
guerra peninsular e que ficou conhecida como
guerra das laranjas.
Sob coação, Portugal assinou um novo tratado, conhecido como
Tratado de Badajoz, em que reconhecia Olivenza como território espanhol. Em 1808, o então Príncipe Regente de Portugal D. João VI, que havia fugido com a família real para o Brasil publicou um manifesto em que tornou nulo o
Tratado de Badajoz.
Após a tomada de Paris pelos aliados em 1814 que culminou com a abdicação de Napoleão Bonaparte, foi realizado um congresso entre as grandes potências européias que ficou conhecido como o
Congresso de Viena. Nesse congresso foi reconhecido que Olivença era território português, situação que a Espanha reconheceu ao assinar a ata em 1817.
A Espanha se comprometeu a devolver Olivenza a Portugal, situação que perdura até hoje e é questão diplomática entre ambos os países, caso relembrado durante a Cimeira Luso-Espanhola de 2001 onde a Espanha não se manifestou sobre o assunto.
Atualmente, como ambas as nações aderiram a Comunidade Européia e fazem parte do Espaço Schengen, não há de fato uma fronteira separando a cidade, mas sim uma falta de apego cultural ao seu país de direito. Como Olivenza é uma cidade com um número significativo de espanhóis em detrimento aos descendentes portugueses, a população não tem um estímulo (principalmente econômico) a mudar de nação.
Apesar de alguns projetos de cidades portuguesas para aproximar Olivenza dos portugueses, como o Instituto Camões, a situação permanece morna. Portugal não recorre a uma decisão definitiva sobre a retomada de Olivença, mas também não deixa que o assunto seja esquecido e tampouco apóia qualquer esforço que demonstre Olivença como propriedade da Espanha.
Igreja de Santa Maria - Olivenza
De qualquer maneira, vale a pena uma
visita se você estiver pela região, pois Olivença ou Olivenza é uma cidade muito boa para conhecer um pouco de dois mundos!
Visite!
Referência:
Imagens com links para seus sites de origem