Uma coisa que me entristece quando viajo é ver as datas das festas e eventos que ocorrem durante o ano. Sempre há uma festa que eu tenho interesse em ir, mas a data nunca coincide com a viagem ou, se coincide, você estará em uma ponta do país e a festa será na outra.
Pois a Feira Medieval e Quinhentista de Vila Nova de Famalicão é uma delas. Não é tão famosa quanto a de Santa Maria da Feira, mas eu sempre quis ir e nunca tive oportunidade. :(
Este ano a feira acontece do dia 19/05 a 22/05 na praça Dona Maria II e a cidade retorna a idade média para se transforma em uma vila medieval, com a construção de um castelo e tudo mais! Ao todo são mais de 700 pessoas envolvidas na feira, que reúne apresentações de danças, lutas e teatro, além de comidas e artesanato regional e da Galiza.
A feira é uma avaliação dos alunos da escola técnica Cior - Cooperativa de Ensino de Vila Nova do Famalicão para testarem as aptidões obtidas no curso de animação sociocultural. O ponto alto da feira ocorre quando os alunos encenam a retomada do castelo aos mouros, que conta com mais de 60 pessoas envolvidas e apresenta cenas de lutas quase reais.
Se você tiver oportunidade, não deixe de visitar essa que com certeza deve ser uma bela festa!
Francisco - Conexão Portugal