Quando você está em uma roda de pessoas batendo papo e perguntam o que você faz, normalmente a resposta é a sua profissão, certo? Para mim também era até criar o Conexão Portugal. Agora, quando me fazem essa pergunta eu respondo a minha profissão e um sonoro "e blogueiro".
Todos os países exploraram suas colônias e Portugal não fugiu a regra. Pensem no belo país que é Portugal e tudo que ele pode oferecer de bom a quem deseja visitá-lo ou provar um pouquinho, mesmo que seja uma taça de vinho, comprado no supermercado.
Quando começam as perguntas para testar o conhecimento vem à parte mais legal. Esteja afiado em geografia, política e história, pois o jogo vai começar! Quase todo brasileiro tem uma ascendência portuguesa na família. Seja de 1º, 2º ou 3º grau, tem sempre um primo, um tio, uma avó que era Português. Daí começam as perguntas: "Minha vó fazia uma sobremesa com macarrão fininho que eu não gostava muito. Qual é o nome dessa sobremesa?" Veja bem, eu não tenho nem nunca tive a pretensão de saber tudo de Portugal, por isso, muitas coisas eu não sei responder, mas não me incomodo em pesquisar e perguntar para portugueses nativos o significado do assunto em questão.
E assim a coisa vai se desenrolando: "como fazer um salpicão", "como se faz vinho? e azeite?", "já comeu tal coisa?", "sabe a origem dos doces?", "o que mais tem lá além de vinho e azeite?", "onde está o ouro que nos roubaram?", "como nasceu Portugal?", "qual cidade devo ir primeiro: Porto ou Lisboa?", "quantos dias pra Portugal?" e por aí vai. Se não sei, falo que vou pesquisar e depois coloco aqui, no Conexão Portugal, que além de servir de uma memória histórica pra mim, é fonte de pesquisa para outras pessoas.
E para que esse texto? Para incentivar você, amigo leitor (a) que chegou até aqui a ler, conhecer e se aprofundar em algo que goste e que passe adiante. Como um professor, temos o dever de falar com os outros e mostrar nossa paixão por algo ou alguém, e mostrar o caminho para que as pessoas façam o mesmo.
Clubes e associações lusas existem pelo Brasil inteiro. Entrem e conheçam. Comam, bebam, falem! Aproveitem o ano de Portugal no Brasil e vejam que existem mais semelhanças entre nós e os "tugas" do que imaginam.
E a propósito, o tal doce de macarrão é a Aletria. Para mim, uma delícia!
Ah, e antes que alguém pergunte, não coloquei fotos de Lisboa porque amo o Porto e o norte de Portugal. Mas se vocês pesquisarem na internet, acham fácil, fácil... :)